5 Dicas para implementação de um sistema ERP

novembro 6th, 2015 Posted by Artigos, Blog do Suporte, Dicas e truques 0 thoughts on “5 Dicas para implementação de um sistema ERP”

5 Dicas para implementação de um sistema ERP Investir em um sistema ERP é um passo importante e delicado para qualquer empresa que queira ter uma gestão com melhores resultados. Com tantas opções de softwares disponíveis no mercado, é necessário muita cautela na escolha do sistema que melhor atenda suas necessidades. Para isso, listamos alguns dos pontos mais importantes antes mesmo de implementar seu sistema.

  1. Planejamento

    Para tomar a decisão de investir em um ERP é necessário que exista uma necessidade a ser suprida, para isso, é preciso ter detalhadamente quais os problemas e desafios que devem ser resolvidos.

    Nesta primeira etapa, reúna o máximo possível de informação, desde pontos mais críticos até pontos básicos. Quanto mais detalhado for seu planejamento, mais fácil será identificar o sistema de gestão que melhor atenda essas necessidades.

  2. Pesquisa

    Depois de identificar os problemas, desafios e ter um bom planejamento em mãos, é necessário pesquisar no mercado qual o software mais adequado a ser utilizado. Nesta etapa surgem diversas dúvidas quanto ao modelo de software a ser utilizado, se é melhor utilizar um sistema pago ou gratuito, se o software possibilita personalização de alguns recursos, treinamento, suporte, etc.

    O importante neste passo é obter informações necessárias para identificar qual o melhor fornecedor para atender as necessidades estabelecidas, deve-se levar em conta a experiência deste fornecedor, quais segmentos que seu sistema atende, quais os pontos altos e baixo do sistema, atendimento, entre outros.

  3. Treinamento

    Uma vez que o sistema foi escolhido e será implantado, é necessário investir em treinamento para os usuários que vão utilizar esta nova ferramenta. Seja para um departamento especifico, somente alguns usuários ou a empresa em geral, é preciso que para a utilização diária todos os envolvidos tenham um bom conhecimento da ferramenta, conseguindo melhores resultados.

  4. Suporte

    Contar com suporte técnico é de extrema importância, pois possibilita que dúvidas que possam ocorrer diariamente sejam esclarecidas, problemas quanto a utilização e erros no sistema possam ser comunicados e resolvidos.

    Investir em um sistema de gestão é um investimento de médio a longo prazo, por isso é importante contar com um sistema que receba atualizações periódicas, com melhorias e correções.

  5. Resultados

    Conforme o tempo de utilização do sistema de gestão é preciso avaliar os resultados deste investimento, se os objetivos e necessidades estão sendo atingidos, se os resultados da empresa melhoraram e com isso avaliar os pontos positivos, corrigir estratégias, problemas e pontos que precisam de melhorias.

Fonte

orcamento

Gostou? Então enriqueça este artigo com seu comentário, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!