Sistema de informação e o Administrador

março 9th, 2015 Posted by Artigos 0 thoughts on “Sistema de informação e o Administrador”

Nos dias de hoje praticamente 90% das grandes e médias empresas dependem de um sistema de informação integrado para ter controle e administração de recursos, assim como previsões orçamentárias e possíveis cenários de lucro ou prejuízo.

Mas será que um sistema integrado faz tudo sozinho? Claro que não. Mais importante que a qualidade do sistema que sua empresa usa é a qualidade do administrador do sistema, pois dependerá desse profissional os futuros lucros ou prejuízos da empresa. O administrador de um sistema de informações além de ter pleno conhecimento de todos os recursos que o software pode oferecer precisa também ter plena visão global de toda empresa.

Essa visão global significa ter conhecimento do mercado fora da empresa, de concorrentes, da economia em determinado setor que possa talvez atingir a empresa no futuro, e assim por diante. E em cima desses dados aplicarem previsão de cenários no sistema buscando sempre alcançar vantagem competitiva sobre a concorrência para sempre estar um passo a frente. De nada adianta colocar um especialista de TI ( Tecnologia da informação), na posição de gerencia ou de tomadas de decisão em assuntos importantes que afetarão toda empresa. Esse profissional pode ser excelente na administração de recursos do sistema, mas não tem visão global de toda empresa e do mercado fora dela.

O papel do administrador de sistemas de informação é tornar os processos administrativos dentro do sistema mais fáceis para qualquer pessoa da empresa entender determinados dados. A função desse profissional causa impacto no demonstrativo de resultados no final do mês, pois esse cara enxerga pequenos detalhes que estão errados e vai corrigindo aos poucos, até que depois de corrigir todos os pequenos erros os resultados finais são surpreendentes.

Entendam que sem um contexto organizacional em mente de nada adianta ter um profissional de TI numa posição de gerente geral. Um gerente de TI tem uma função importantíssima que é dar suporte ao administrador de sistemas. O papel do gerente de TI é fundamental para manter o sistema funcionando e não para administrar uma gestão comercial e estratégica dentro da empresa.

orcamento

Gostou? Então enriqueça este artigo com seu comentário, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!